Avançar para o conteúdo

Quem tem medo de bicharada? Fobias comuns (e Filmes)

O medo de aranhas e de cobras são algumas das fobias mais comuns. Baratas, ratos e outros animais também causam um misto de receio e nojo por parte de muitas pessoas. Mas não se preocupe! Deixe a bicharada para a ZeroPragas e enfrente a vida sem medos.

As fobias relacionadas com insetos, roedores e aves são comuns. Muitas vezes, são desencadeadas por experiências traumáticas, desconhecimento ou simples aversão natural.

Sabe como lidar com estes medos? Damos algumas dicas e, no final deste artigo, deixamos sugestões de filmes que já abordaram as fobias mais comuns.

Insetos: Vilões Pequenos, mas Poderosos

Causas

O medo de insetos pode surgir devido a picadas, alergias ou mesmo pela aparência peculiar desses pequenos seres. Com as suas patas, antenas e caudas, bichos como aranhas, baratas, lagartas ou escaravelhos são seres que podem ser considerados fascinantes… mas aterradores.

Como Lidar

Informação é a chave. Aprenda mais sobre os diferentes tipos de insetos, as suas características e comportamentos para diminuir o medo do desconhecido.

Roedores, os Visitantes Mais Indesejados

Causas

A presença de roedores em casa pode desencadear medo e aversão, muitas vezes associados à sujidade e doenças.

Como Lidar

Manter uma casa limpa e adotar medidas de prevenção contra roedores pode ajudar a evitar encontros indesejados.

Aves: Voar e Assustar

Causas

Algumas pessoas têm medo de aves, especialmente aquelas de grande porte, devido a experiências passadas ou simples desconforto com suas características físicas. Asas enormes, ruídos estranhos e movimentos rápidos podem ser assustadores.

Como Lidar

Expor-se gradualmente a ambientes com aves, observando-as à distância, pode ajudar a superar o medo.

Procura Ajuda Profissional?

Se o medo interfere significativamente na sua qualidade de vida, considere pedir a ajuda de um profissional. Consultas regulares com um psicólogo ou terapeuta podem ser benéficas para o seu bem-estar.

Já para tratar do problema em si – ou seja, da praga que o aflige – o melhor é contratar os serviços profissionais de desinfestação e controlo de pragas.

Reduzir a Ansiedade

Manter um ambiente livre de pragas é essencial para prevenir o surgimento de fobias. Uma empresa especializada como a ZeroPragas é capaz de fornecer soluções eficazes e personalizadas.

Claro que é normal ter receios, mas enfrentá-los gradualmente e na posse de informação útil pode ajudar a superar fobias relacionadas com insetos, roedores e aves. Afinal, uma convivência harmoniosa com a natureza ao nosso redor é possível com o conhecimento adequado e ações preventivas.

Conheça alguns testemunhos de clientes da ZeroPragas com fobias e saiba como conseguiram enfrentar o problema.

Fobia a Baratas. O Testemunho de Marta, 32 anos

“Desde criança que tenho um medo avassalador de baratas. A simples visão de uma barata faz o meu coração acelerar e entro em pânico. Recentemente, encontrei uma na minha cozinha e fiquei congelada.

Contatei a ZeroPragas, que me ajudou a enfrentar esse medo e forneceu informações sobre os hábitos das baratas e quais as medidas preventivas que devia tomar. Agora, tenho mais cuidados com a limpeza, vigio a canalização e outros possíveis pontos de entrada e uso produtos recomendados para evitar que entrem novamente em minha casa.”

 

Dicas da ZeroPragas para Fobia a Baratas

  • Informação é Poder. Conhecer o comportamento das baratas pode reduzir o medo do desconhecido.
  • Manutenção e Limpeza. Manter a limpeza e eliminar fontes de alimentos são passos essenciais para prevenir infestações.

Medo de Ratos. O Testemunho de João, 28 anos

“Os ratos sempre me causaram arrepios. Há pouco tempo, encontrei um na despensa e fiquei completamente apavorado. A equipe da ZeroPragas foi essencial para superar o pânico. Ofereceu soluções de controle de pragas e dicas para impedir a entrada desses roedores em casa. Agora, sigo essas orientações e sinto-me mais tranquilo em relação a essa fobia.”

Dicas da ZeroPragas para Fobia a Ratos

  • Selar Entradas. Verifique e sele possíveis pontos de entrada, como buracos e rachaduras.
  • Armazenamento Adequado. Guarde alimentos em recipientes herméticos para evitar atrair roedores.

Pânico de Pombos. O Testemunho de Sofia, 53 anos

“Para mim, desde criança que as aves em geral – e os pombos em particular – são uma fonte de ansiedade. Acho que são sujos e assustadores. Sou capaz de atravessar a rua só para evitar a proximidade com um pombo! Falei com um profissional da ZeroPragas que me ajudou a perceber que, na verdade, eles são animais bastante inofensivos. Essa conversa acalmou-me bastante e agora, quando saio de casa, tento focar-me em outros aspetos do ambiente.”

Dicas da ZeroPragas para Fobia a Pombos:

  • Observação Controlada. Gradualmente, observe pombos à distância para se acostumar com a sua presença.
  • Ações Preventivas. Ao ver pombos em espaços exteriores, evite as zonas em que são alimentados, reduzindo assim a sua proximidade.

As fobias de animais na literatura e no cinema

Pesquisámos algumas representações da sétima arte bem interessantes e muitas vezes complexas das fobias com a bicharada. Autores, realizadores e atores bem conhecidos já exploraram os medos e a forma como as personagens conseguem lidar com eles diferentes contextos.

“Aracnofobia” (1990) – Filme

Dirigido por Frank Marshall, “Aracnofobia” é um thriller que explora a fobia de aranhas. O protagonista, interpretado por Jeff Daniels, muda-se para uma pequena cidade, onde uma nova espécie de aranha mortal ameaça a população. O filme destaca os elementos de terror (e pontualmente comédia) associados à fobia de aranhas.

“Tubarão” (1975)

Fonte: Rotten Tomatoes – YouTube

O clássico dirigido por Steven Spielberg, “Tubarão,” explora a fobia que muitas pessoas experimentam em relação aos tubarões. O filme, baseado no livro de Peter Benchley, retrata um grande tubarão-branco que aterroriza uma comunidade costeira. A história destaca como o medo desse predador marinho afeta a psicologia das personagens.

“Os Pássaros” (1963)

Fonte: Leitura Fílmica – YouTube

Neste clássico do suspense, Hitchcock aborda a fobia de aves, transformando um elemento quotidiano e aparentemente inofensivo numa fonte de terror. A narrativa acompanha uma série de ataques de pássaros às pessoas numa pequena cidade costeira da Califórnia. O filme explora o medo do imprevisível e a natureza avassaladora de uma fobia, onde algo tão comum como pássaros pode tornar-se numa ameaça omnipresente.

“Os Pássaros” destaca como até mesmo os animais aparentemente inofensivos como as aves podem constituir um elemento aterrorizador, que desafia a sensação de segurança e normalidade. É um exemplo icónico de como o cinema pode explorar e intensificar fobias para criar suspense e drama.

“Cobras a Bordo” (2006)

Fonte: Dysgraphic Pictures – YuTube

Este filme de ação e suspense com Samuel L. Jackson retrata o medo de cobras num ambiente de onde é impossível fugir: um avião. Quando as cobras são libertadas a bordo, os passageiros e a tripulação enfrentam situações de pânico. O filme aborda o temor de encontros inesperados com esses répteis.

“Cujo” (1981)

Fonte: Stephen King Channel – YouTube

“Cujo” é um livro escrito por Stephen King que explora a fobia de cães. A história, já adaptada a cinema. centra-se num São Bernardo chamado Cujo, que contrai raiva e se torna uma ameaça para uma pequena cidade. A obra descreve não apenas o perigo físico representado pelo cão, mas também mergulha nas ansiedades e medos psicológicos associados aos animais, especialmente quando se tornam imprevisíveis e hostis.

Este é um exemplo de como a literatura pode explorar as fobias a animais, mergulhando nas complexidades emocionais e psicológicas dos personagens afetados pelo medo.