Avançar para o conteúdo

Serviços de Desinfestação de Vespas

A ZeroPragas é uma empresa de desinfestação que se destaca pela qualidade e eficácia dos seus serviços. Somos especialistas em desinfestações de vespas!

técnico de controlo de pragas em jardim

Métodos de Desinfestação de Vespas

Trabalhamos em toda a Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente Lisboa, Cascais, Sintra, Amadora, Loures, Odivelas, Barreiro, Montijo, Almada e Setúbal. Recorremos a uma variedade de métodos de desinfestação para garantir que os nossos clientes tenham um serviço profissional e eficaz.

Tratamentos Químicos: É o método mais comum de desinfestação de vespas. Utilizamos produtos químicos aprovados pela DGS para eliminar as vespas e os seus ninhos. Os inseticidas de contacto acabam com as vespas imediatamente, enquanto os inseticidas de ingestão atuam depois de comerem ou beberem os produtos químicos.

Tratamento físico: Um método que utiliza armadilhas ou iscas para capturar e eliminar as vespas. São usados alimentos, água ou feromonas para atrair as vespas. As armadilhas podem ser adesivas, com luz ultravioleta ou de gel.

Tratamento térmico: Este método utiliza calor seco para eliminar a praga, através de um aparelho de aquecimento que faz subir a temperatura do ambiente até um nível letal para as vespas. Este método pode ser usado para desinfestar grandes áreas, como armazéns e fábricas.

Tratamento a vapor: Usa um vaporizador para gerar vapor quente, que é então injetado nos locais onde as vespas se escondem. O vapor quente mata as vespas instantaneamente.

Espécies de Vespas Mais Comuns em Portugal

Uma visão geral das características e hábitos das cinco espécies de vespas que mais ocorrem em Portugal:

Vespa asiática (Vespa velutina nigrithorax): De corpo preto com uma faixa laranja no abdómen, apresenta asas transparentes e um comprimento entre 2,5 e 3,5 cm. Vive em colónias subterrâneas e alimenta-se de insetos, como abelhas, lagartas e moscas. É uma vespa agressiva que pode picar várias vezes. As picadas da vespa asiática podem ser graves, especialmente para pessoas alérgicas.

Vespa europeia (Vespa crabro): Tem corpo preto com manchas amarelas, asas transparentes e um comprimento entre 2,5 e 5 cm. Vive em colónias subterrâneas ou árvores ocas. Alimenta-se de insetos, como abelhas, lagartas e moscas. É uma vespa agressiva que pode picar várias vezes, potencialmente causando alergias.

Vespa alemã (Vespa germanica): O corpo é preto com manchas amarelas, com asas transparentes. Atinge entre 1,5 e 2,5 cm de comprimento. Vive em colónias subterrâneas ou edifícios e alimenta-se de insetos, como moscas, mosquitos e lagartas. É uma vespa relativamente dócil, mas pode picar se for perturbada. As picadas da vespa alemã são geralmente inofensivas.

Vespa comum (Vespa vulgaris): Apresenta corpo preto com manchas amarelas Asas transparentes e comprimento entre 1,5 e 2 cm. Vive em colónias subterrâneas ou em edifícios e alimenta-se de insetos, como moscas, mosquitos e lagartas. Tal como a vespa alemã, é relativamente dócil e só pica quando é perturbada, geralmente sem qualquer risco para a saúde.

Vespa amarela (Vespa simílima): Tem asas transparentes, corpo preto com manchas amarelas e comprimento entre 1,5 e 2 cm. Vive em colónias subterrâneas ou em árvores ocas e alimenta-se de insetos, como abelhas, lagartas e moscas. É uma vespa inofensiva, mas pode picar se for perturbada, geralmente sem gravidade.

É importante notar que todas as vespas podem picar. No entanto, as picadas das espécies mais agressivas, como a vespa asiática e a vespa europeia, podem ser graves, especialmente para pessoas alérgicas. Se for picado por uma vespa, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Como Detetar uma Praga de Vespas

Se encontrar um ninho de vespas, não tente removê-lo sozinho. É importante contratar um técnico de desinfestação profissional para eliminar as vespas de forma segura e eficaz.

  • Ninhos: os ninhos de vespas são geralmente feitos de madeira ou papelão e podem ser encontrados em uma variedade de locais, incluindo árvores, telhados, sótãos e até mesmo dentro de casa.
  • Som: as vespas fazem um som característico, que pode ser ouvido em torno do ninho.
  • Praga: o aparecimento de vespas em grandes números pode indicar a presença de uma praga.

Vespa

5 Curiosidades Sobre Vespas

Quer saber mais sobre vespas?

1.. São um inseto social, que vivem em colónias.

2. Existem cerca de 20.000 espécies de vespas no mundo, das quais cerca de 40 ocorrem em Portugal.

3. As vespas são predadoras de outros insetos, como moscas, mosquitos e lagartas.

4. Algumas espécies de vespas são parasitas de outros insetos, depositando os seus ovos nos ovos ou larvas de outros insetos.

5. As vespas podem ser perigosas para os humanos, pois podem picar e causar alergias.


Técnicos com equipamento de controlo de pragas

ZeroPragas, Especialistas em Desinfestação

Qual a praga que o aflige? Prestamos serviços de desinfestação e controlo de pragas de diferentes espécies: